terça-feira, 29 de setembro de 2020

Ascaridíase a lombriga

 Sabia que, não muito tempo atrás, era super comum ter lombrigas saindo do seu corpo?


Os vermes parasitários não são nada novos. As doenças causadas por eles datam de 1500 a.C.. Os helmintos são animais metazoários que podem habitar partes do corpo humano. Eles são seres pertencentes a vários filos e caracterizados pela ausência de segmentação e celoma, mas com a presença de protonefrídios. Sua classificação está dividida em três grupos; nematódios, trematódeps e cestóides. A sobrevivência desses vermes depende exclusivamente de sua reprodução e com isso eles se multiplicam dentro do corpo do hospedeiro. A ideia desses parasitas não é causar a morte do hospedeiro, já que eles também precisam se manter vivos, assim poucos são os casos de parasitas do instestino humano, por exemplo, que causam a morte.

Um exemplo comum de helmintos é a Ascaridíase, uma verminose conhecida como lombriga mas seu nome científico é Ascaris lumbricoides. Esse parasita migra para o intestino humano sendo a verminose mais disseminada pelo mundo. A contaminação com esse parasita, ocorre através da ingestão dos ovos infectados que podem estar presentes na água, solo, alimentos contaminados por fezes humanas e que tambhém podem estar mal lavados. O hospedeiro é o homem e assim, se os ovos deste parasita estiverem em um meio fértil, irão contaminar o hospedeiro por vários anos. Ao entrar em contato com o hospedeiro, os ovos da lombriga migrarão para o tubo digestório humano e no intestino delgado os ovos irão se romper liberando larvas. Essas larvas penetrarão o revestimento intestinal e entrarão na corrente sanguínea, indo para o coração, figado, pulmões e nos alvéolos pulmonares. A imagem abaixo mostra as lombrigas na sua fase adulta.


                                               Fonte: Só Biologia

Depois que eles abandonarem os alvéolos pulmonares, irão para os brônquios, traquéia, laringe (causando muita tosse) e faringe, em seguida serão deglutinadas atingindo o intestino delgado, é lá que elas crescerão e se transformarão em vermes adultos. Após o acasalamento a fêmea liberará ovos. Todo o ciclo mencionado acima dura cerca de 2 meses. Ao eliminar os ovos nas fezes, voltará todo o processo inicial de contaminação onde os ovos, que contém embriões dentro da casca protetora, originará uma larva, esses ovos contidos nas fezes contaminarão água, solo, alimentos...

Os sintomas comuns são dor de barriga, diarréia, náuses, falta de apetite e também podem ser assintomáticas. O diagnóstico é realizado através de exames de fezes. O tratamento é com remédios específicos para esse problema, onde as larvas serão erradicadas do organismo. A medida mais simples é através de saneamento básico e muita higiene pessoal e com os alimentos que irá se alimentar. Busquei dados no site da prefeitura da minha cidade e de cidades vizinhas mas não obtive informações a respeito.


Referências

Ascaridíase: lombriga. Só Biologia, 2020. Disponível em: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/Ascaridiase.php. Acesso em 29 de set. de 2020.

Helmintos. BioMania, 2020. Disponível em: https://biomania.com.br/artigo/helmintos. Acesso em 29 de set. de 2020.