quarta-feira, 29 de maio de 2019

É mito ou é verdade?

A nossa imaginação anda fértil e não é de hoje. Desde os primórdios construímos posicionamentos diante de achismos sejam nossos ou de terceiros diga se lá. A verdade é que se buscarmos a fonte, a cobra-cega não é cega, o gato preto não mata ninguém de azar (coitado do bichano, gente!) e a mordida de um morcego não irá te tornar um morcego. Vamos aos fatos?

Cobra-cega é venenosa?

Mito! Como já foi dito, a cobra não é cega e nem tão pouco cobra. Esses animais são confundido pela maioria da população com uma cobra, minhoca ou lagarto e acabam sendo mortos pela maioria das pessoas por acharem que serão mordidas e envenenadas e apesar delas morderem não são peçonhentas, logo  não apresentam glândulas de veneno. Também são chamadas de cobra-cega por terem os olhos bem pequenos e cobertos por uma pele, o corpo comprido e arredondado. A Gymnophiona ou cecília pertence ao Filo Chordata, à classe Amphibia (anfíbios) e as anfisbenas são animais pertencentes também ao Filo Chordata e à classe reptília. Os olhos são vestigiais e não possuem pernas e dá a impressão de ter outra cabeça na cauda. Também não são cobras apesar da aparente semelhança.


Fonte: Google/ Anfisbena

Fonte: Google / Gymnophiona ou cecília


Gato preto dá azar e é perigoso?

Mito! Durante o período medieval o gato preto era alvo de superstições por que as pessoas acreditam que eles eram humanos disfarçados de animais, coisas de mitos sobre bruxarias de antigamente. Entretanto,  após tanto tempo e a crendice supersticiosa de que o gato era uma bruxa no corpo do pequeno animal virou o mito de que a sua cor determina o perigo que ele pode causar. Mas a melanina, o mesmo fator genético que determina a cor da pele humana, também determina a cor de um gato. Ou seja, a determinação genética que define a cor desses gatinhos. Se antes era superstição por ser ligado a crendice, ao mito por determinar a origem de algo, podemos então dizer que isso também gera um problema social uma vez que a cor negra ainda é a cor que mais sofre com superstições e mitos mesmo quando se trata de genética, de pura biologia meus caros, então vale dizer que o gato (Felis silvestris catus) é um mamífero carnívoro da família dos felídeos... esqueçam a superstição e não atirem o pau no gato, além de amigo não se maltrata os animais.


Fonte: Acervo pessoal do autor

Fonte: Acervo pessoal do autor

Morcegos causam vampirismo?


Mito! O morcego é um mamífero da classe mammalia e possui uma fina membrana entre os dedos indo de encontro as patas até as laterais do seu corpo formando as asas. Apesar da fama do vampirismo não ser verdade, existem ressalvas. Vejamos, são mais de 1100 espécies de morcegos e 3 delas se alimentam de sangue que são; o morcego-vampiro-comum (Desmodus rotundus), o morcego-vampiro-de-pernas-peludas (Diphylla ecaudata) e o morcego-vampiro-de-asas-brancas (Diaemus youngi). Vivem no continente americano e não atacam pessoas, porém atacam animais para se alimentarem do seu sangue pois eles só se alimentam disso e não podem passar mais do que três dias sem o líquido pois não resistem. É importante dizer que eles são os únicos mamíferos adaptados ao voo. Um problema é que eles podem transmitir a raiva com mordidas, arranhadura ou contato direto com o morcego doente. Mas que em casos como é esses é importante procurar atendimento médico de imediato. Fica a dica, não te faz vampiro mas podem transmitir doenças.


Fonte: Google / Morcego



                                                                     REFEÊNCIAS


TUDO SOBRE A COBRA-CEGA. Anfíbios. CULTURAMIX.COM. 2013. Disponível em < https://animais.culturamix.com/informacoes/anfibios/tudo-sobre-a-cobra-cega > acesso em 29 de maio de 2019.


MITOS E MAUS TRATOS: GATO PRETO NÃO DÁ AZAR. Word Animal Protection. 2015. Disponível em < https://www.worldanimalprotection.org.br/not%C3%ADcia/mitos-e-maus-tratos-gato-preto-nao-da-azar > acesso em 29 de maio de 2019.


O MITO DO GATO PRETO. Meus Animais. 2018. Disponível em < https://meusanimais.com.br/o-mito-do-gato-preto/ > acesso 29 de maio de 2019.


VASCONCELOS, Yuri.  COMO OS MORCEGOS-VAMPIROS ATACAM?. SUPER INTERESSANTE. . 2011. Disponível em https: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-os-morcegos-vampiros-atacam/ > acesso em 29 de maio de 2019.



terça-feira, 14 de maio de 2019

Meus sentimentos quanto ao estágio supervisionado no ensino fundamental

Sobre os meus dias de evolução no âmbito pessoal e profissional


Essa foto representa a minha chegada a escola. A primeira imagem que tive ao fazer a observação na escola e a importância que a natureza tem como ferramenta escolar, social e coletiva quando analisamos isso de um ponto de vista geral. Não é lindo quando as crianças crescem em meio a ela e reproduzem o amor de cultivá-la? Me senti ainda mais apaixonada por biologia por saber que eu poderia criar algum trabalho na horta da escola. Essa é uma das fotos mas acreditem, tenho muitas e muitas. É simplesmente encantador e me sinto feliz por ter tido a oportunidade de poder analisar essa escola, somente assim eu agucei o meu ponto de vista formador e ativo quando se trata de fazer a diferença escolar com aquilo que eu gosto, a natureza. Espero desenvolver muitos trabalhos quanto a horta escolar e principalmente, me especializar em botânica que é algo que eu tanto admiro. #sol #natureza #amor #crescimento 




Bateu o sino e as crianças se libertaram para o recreio. A hora do recreio me assustava. Mas isso quando eu era aluno na escola, seja ensino fundamental ou médio. Aqui eu senti paz e notei crianças felizes em um ambiente agradável. A escola é muito limpa e obviamente qualquer criança se sentirá livre em um ambiente totalmente limpo. Com isso, eles ficam mais a vontade para brincar, correr e se divertir. Aqui entra a importância de cuidar do ambiente escolar. Quanto melhor a organização da escola, melhor é o espaço e o lazer que retiramos dele. Crianças relaxadas são sempre mais tranquilas na hora da aprendizagem e isso facilita na hora do professor  lecionar. Eu lembro que após o recreio elas estavam bem mais relaxadas. Voltando ao início, é exatamente essa a sensação que elas tem, liberdade. Então essa é uma das minhas fotos favoritas... mostra as crianças onde elas também gostam de estar. #vamoscorrer #recreio #intervalo #partiubrincar



A escola e o espaço utilizado é muito abrangente. É necessário ter vários espaços na escola. Seja a biblioteca, sala de multimeios, cantina, pátio, quadra, gestão escolar, sala dos professores, dentre mitos outros ambientes que existem dentro de uma escola. Aqui, a escola conta com horta como e já citei no início mas não existe um local específico para isso. Toda a escola é circulada por plantas, lindas flores e dentre elas árvores grandes. Isso me encantou1 Em cada sala de aula era possível ver as árvores em frente a sala... uma sensação de paz. Com o estágio, pude observar cada dia em que estava na escola se tantas plantas realmente faziam bem. Decidi não ficar somente em 5h de observação do ambiente escolar e pude aprofundar até mesmo os riscos que aqueles alunos corriam com insetos e etc. Risco normal de uma escola no Ceará. Não senti picadas e ainda tinha um cheiro agradável de natureza. Isso serve até mesmo como terapia para os mais estressados haha #equilibrio #natureza #tardedesol #tardedechuva





Esse rosto de cansada mostra a minha jornada de dois estágios sendo um obrigatório, esse que relato, e o que tenho a parte. É difícil fazer um estágio em dupla, imagine em trio que foi o meu caso. Mas com tantos desencontros e consegui concluir o que foi solicitado. Nesse dia eu fui buscar o último documento que era a avaliação do professor já que queria conversar com ele a parte para retirar algumas dúvidas. Me sinto fortalecida após esse estágio e também cansada. Apesar de ter relatado somente a parte boa, houve muita dificuldade em me concentrar em sala de aula sendo que ela estava com bicas por causa da chuva que caia lá fora e sem nenhum posicionamento da escola quanto a data de reforma ou mesmo as crianças que se destacavam mas não tinham as dúvidas sanadas porque o professor mesmo não dominava o conteúdo totalmente. Isso não é ignorar. Mas acreditar que ainda virão muitas melhorias. Lembro da estrutura física dessa escola há alguns anos atrás e sei que não demorará muito até que ela evolua novamente. Então prefiro enaltecer o que já mudou, focar nisso e encontrar uma saída para o que falta mas julgar. #crescer #boasvibrações #futuro #trabalho