A nossa imaginação anda fértil e não é de hoje. Desde os primórdios construímos posicionamentos diante de achismos sejam nossos ou de terceiros diga se lá. A verdade é que se buscarmos a fonte, a cobra-cega não é cega, o gato preto não mata ninguém de azar (coitado do bichano, gente!) e a mordida de um morcego não irá te tornar um morcego. Vamos aos fatos?
Cobra-cega é venenosa?
Mito! Como já foi dito, a cobra não é cega e nem tão pouco cobra. Esses animais são confundido pela maioria da população com uma cobra, minhoca ou lagarto e acabam sendo mortos pela maioria das pessoas por acharem que serão mordidas e envenenadas e apesar delas morderem não são peçonhentas, logo não apresentam glândulas de veneno. Também são chamadas de cobra-cega por terem os olhos bem pequenos e cobertos por uma pele, o corpo comprido e arredondado. A Gymnophiona ou cecília pertence ao Filo Chordata, à classe Amphibia (anfíbios) e as anfisbenas são animais pertencentes também ao Filo Chordata e à classe reptília. Os olhos são vestigiais e não possuem pernas e dá a impressão de ter outra cabeça na cauda. Também não são cobras apesar da aparente semelhança.
Fonte: Google/ Anfisbena
Fonte: Google / Gymnophiona ou cecília
Gato preto dá azar e é perigoso?
Mito! Durante o período medieval o gato preto era alvo de superstições por que as pessoas acreditam que eles eram humanos disfarçados de animais, coisas de mitos sobre bruxarias de antigamente. Entretanto, após tanto tempo e a crendice supersticiosa de que o gato era uma bruxa no corpo do pequeno animal virou o mito de que a sua cor determina o perigo que ele pode causar. Mas a melanina, o mesmo fator genético que determina a cor da pele humana, também determina a cor de um gato. Ou seja, a determinação genética que define a cor desses gatinhos. Se antes era superstição por ser ligado a crendice, ao mito por determinar a origem de algo, podemos então dizer que isso também gera um problema social uma vez que a cor negra ainda é a cor que mais sofre com superstições e mitos mesmo quando se trata de genética, de pura biologia meus caros, então vale dizer que o gato (Felis silvestris catus) é um mamífero carnívoro da família dos felídeos... esqueçam a superstição e não atirem o pau no gato, além de amigo não se maltrata os animais.
Fonte: Acervo pessoal do autor
Fonte: Acervo pessoal do autor
Morcegos causam vampirismo?
Mito! O morcego é um mamífero da classe mammalia e possui uma fina membrana entre os dedos indo de encontro as patas até as laterais do seu corpo formando as asas. Apesar da fama do vampirismo não ser verdade, existem ressalvas. Vejamos, são mais de 1100 espécies de morcegos e 3 delas se alimentam de sangue que são; o morcego-vampiro-comum (Desmodus rotundus), o morcego-vampiro-de-pernas-peludas (Diphylla ecaudata) e o morcego-vampiro-de-asas-brancas (Diaemus youngi). Vivem no continente americano e não atacam pessoas, porém atacam animais para se alimentarem do seu sangue pois eles só se alimentam disso e não podem passar mais do que três dias sem o líquido pois não resistem. É importante dizer que eles são os únicos mamíferos adaptados ao voo. Um problema é que eles podem transmitir a raiva com mordidas, arranhadura ou contato direto com o morcego doente. Mas que em casos como é esses é importante procurar atendimento médico de imediato. Fica a dica, não te faz vampiro mas podem transmitir doenças.
Fonte: Google / Morcego
REFEÊNCIAS
TUDO SOBRE A COBRA-CEGA. Anfíbios. CULTURAMIX.COM. 2013. Disponível em < https://animais.culturamix.com/informacoes/anfibios/tudo-sobre-a-cobra-cega > acesso em 29 de maio de 2019.
ANFISBENA. Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em < https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=4531226907600023961#editor/target=post;postID=6481662210035250214;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=0;src=postname > acesso em 29 de maio de 2019.
MITOS E MAUS TRATOS: GATO PRETO NÃO DÁ AZAR. Word Animal Protection. 2015. Disponível em < https://www.worldanimalprotection.org.br/not%C3%ADcia/mitos-e-maus-tratos-gato-preto-nao-da-azar > acesso em 29 de maio de 2019.
O MITO DO GATO PRETO. Meus Animais. 2018. Disponível em < https://meusanimais.com.br/o-mito-do-gato-preto/ > acesso 29 de maio de 2019.
VASCONCELOS, Yuri. COMO OS MORCEGOS-VAMPIROS ATACAM?. SUPER INTERESSANTE. . 2011. Disponível em https: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-os-morcegos-vampiros-atacam/ > acesso em 29 de maio de 2019.