Se engana quem pensa no Ceará somente como a terra do sol e mar. Mais do que isso, as terras nordestinas são fontes de estudos de geólogos, metereologistas e outros estudiosos em busca de informações sobre os temores que ocorrem em algumas regiões. Segundo informações registradas no jornal Diário do Nordeste as terras cearenses situadas em Pacajus sofreram um terremoto há mais de 36 anos atrás. A partir daí vieram algumas outras situações como no caso desse ano em na cidade de Cascavel, que faz parte da região metropolitana de Fortaleza, as cidades vizinhas foram as principais a sentirem o tremor, Pacajus e Chorozinho. Através de dados do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) o tremor alcançou a magnitude 3,0.
Toda a superfície do planeta está localizada sobre placas tectônicas, são blocos que integram a parte sólida da litofesta e essas placas ficam em constante movimentação. Segundo a Teoria da Deriva Continental, a crosta terrestre é uma camada rochosa descontinua e apresentam vários fragmentos, definidos como placas litosféricas ou placas tectônicas. Esses enormes blocos de rochas que se movem lentamente e o choque entre essas placas causam os terremotos, mas no Nordeste do Brasil é diferente pois a região está situada bem no meio da Placa Sul. Quando essa placa é comprimida pelas outras surgem os tremores, geralmente mais fortes que são sentidos por estarem mais próximas a superfície e aparecem com mais força. São tremores com menos magnitudes mas que tem uma frrequencia maior.
Todo material que cobre a superfície da terra com exceção da água
e gelo é considerado rocha, em seus mais diversos tipos. A rocha é um agregado sólido formado por um conjunto de minerais, são classificadas em três tipo que variam de acordo com a sua formação e como foram originadas. São eles; magmáticas ou ígneas, no interiro da terra encontramos uma camada chamada manto que é formada por magma, uma material pastoso que deu origem as primeiras rochas e se vem do magma é magmática. Sedimentares, essa rocha se forma a partir de mudanças formadas em outras rochas. chuva, ventos, água dos rios, onda do mar... tudo isso aos poucos vai fragmentando as rochas em grãos minerais e pouco a pouco até o granito mais sólido se transforma em pequenos fragmentos e esse processo é chamado de intemperismo. Metamórficas, em outras palavras metamorfose. Temos primeiramente uma rocha original que sofre uma mudança e se transformar na rocha metamórfica, essa rocha formada pela transformação de outra terá novas propriedades e nova composição mineral. Geralmente o que causa essa metamorfose na rocha são pressões intensas ou altas temperaturas.
http://www.albertocaeiro.net/7-ano
Os solos são substratos terrestres que contém matéria orgânica capaz de sustentar plantas e vegetais.Ele é um material orgânico ou mineral inconsolidado na porção superior da crosta terrestre que serve de base para todas as atividades socio espaciais e naturais. Pedologia é a área que faz o estudo do solo. Para entender melhor a sua estrutura, podemos entender a partir dos horizontes do solo. O horizonte "o" é o material orgânico que é formado a partir da decomposição de materiais orgânicos de origem animal e vegetal. O Horizonte "A" é o horizonte mineralógico que é composto por minerais decomposto da rocha mãe. O Horizonte "B" é o horizonte da decomposição essencialmente mineral. O Horizonte "C" é a zona de transição entre o sol e a sua rocha firmadora e também existe a rocha matriz.
REFERÊNCIAS
Diário do Nordeste http://plus.diariodonordeste.com.br/terremoto-de-pacajus/
Imagem retirada do site: http://www.albertocaeiro.net/7-ano
Formação dos solos: https://youtu.be/jICFHb92l_A
Tipos de rochas: https://youtu.be/KnMc6XIySmE
Tremores da Terra: https://youtu.be/W3Rv4LgrSI8
entre o sol e a sua rocha firmadora e também existe a rocha matriz.